FACULDADES

 

 


 

CESUCA FACULDADE INEDI

Rua Slv. M. Silva 160

Fone: 3441.8650


 

ULBRA  UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

  Rua Mario T. souza 511

  Fone: 3469.1378

 


 

Algumas dicas para diminuir erros

na escolha universitária e nos gastos:

 

  • Teste vocacional para identificar qualificações profissionais;

  • Avaliar o seguimento profissional pretendido, solicitando o acompanhamento da atividade para as empresas, para avaliar se realmente pretende trabalhar na área, um exemplo: quem tem pavor de sangue não deve fazer medicina, enfermagem ou veterinária;

  • Verificar a universidade e o curso se é reconhecido e aprovado pelo MEC, o dado pode ser consulta na página www.mec.gov.br;

  • Avaliar o curso e o mercado de trabalho, cuidado, muitas profissões deixarão de existir nos próximos anos, em substituição de novas, principalmente em seguimentos da economia verde;

  • Avaliar dificuldades de aprendizado, pois em alguns cursos existem matérias específicas que demandam grande concentração de determinados assuntos;

  • Analisar a proposta pedagógica do curso e da instituição, solicitando informaçõo, solicitando informaçcurricular, a lutros. mo mlocar em prpesquisa ativa ou mesmo residir em pensl, o iptu, taxas, condomtendes sobre o curso, grade curricular com as disciplinas que serão ministradas e levar a um profissional da área para avaliar se está de acordo ou próximo do conhecimento básico necessário do seguimento de mercado.

  • Procure por locais mais simples para alimentar-se, se for uma universidade, procure restaurantes e lanchonetes no entorno que geralmente é mais barato.

  • Ter uma vida simples é necessário como optar por refeições populares, comprar livros em sebos, visitar bibliotecas públicas, fazer consultas na internet no espaço da universidade, compra de livros compartilhado com grupo de estudo, ter um pendrive para gravar a matéria em vez de xerocar são apenas algumas dicas que podem auxiliar na economia universitária.

  • Avaliar os gastos com transporte e despesas de alimentação no percurso do deslocamento e das pesquisas. Utilize o passe estudantil com desconto(50%).

  • Procurar moradias em pensões, casas de família ou repúblicas. Após entrar na universidade procure estágios remunerados ou trabalhos voluntários de poucas horas que lhe ofereça algum recurso.

  • Economia no Planejamento do Vestibular – reservar pacotes aéreos com 30 dias de antecedência com voôs econômicos podem representar economia de até 80% do valor, reservar hotéis com 30 dias de antecedência podem gerar descontos de até 20% a 50% na diária, opte por diárias com café da manhã inclusos, refeições externas são mais baratas. Sucessos no planejamento estudantil!

   

 

COMO DIMINUIR GASTOS COM UNIVERSIDADE

 

Welinton dos Santos é economista e psicopedagogo

 

Os gastos com a universidade geralmente são Julhores dos que os previstos, para tal o planejamento é importante, porque estudar representa tomar decisões sobre a vida profissional.

 

O estudo universitário geralmente é o dobro dos gastos com ensino fundamental e médio. Na média comprometem mais de 21% do orçamento familiar, portanto cautela!

 

Quando o filho-aluno resolve sair de casa há um aumento de despesas e avaliar a melhor situação não é tão simples. Gastos como transporte, alimentação, moradia, material escolar, consultas, pesquisas, materiais técnicos, livros, xérox, são apenas alguns dos gastos que surgem na preparação para o vestibular até a conclusão da universidade. Para quem pretende estudar no exterior então não pode esquecer de despesas de: seguro, médico, dentista e outros.